Setembro Dourado alerta também para o diagnóstico precoce do retinoblastoma
O mês de setembro, conhecido por ser o mês de combate ao câncer infantojuvenil, traz também, no próximo dia 18, inserido na programação do Setembro Dourado, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. A Campanha busca conscientizar a população acerca da importância do diagnóstico precoce dos tipos de câncer mais comuns na infância e adolescência.
O câncer representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país por ano em 2016 e em 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210). Apesar disso, o índice de cura pode chegar a 70% dos casos se houver diagnóstico precoce.
Frente a essa realidade, as instituições parceiras – Liga Norte Riograndense contra o Câncer, Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e Hospital Infantil Varela Santiago -, realizam durante todo o mês a Campanha Setembro Dourado.
Inserido na programação, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, surgiu com o objetivo de salvar a visão e a vida de centenas de pequenos Brasil afora. Isso porque, o retinoblastoma, que é um tipo comum de câncer de olho em crianças, pode causar cegueira e até levar a criança à morte. Além disso, o número de crianças identificadas tardiamente com o problema, quando a doença já está em um estágio avançado, ainda é muito alto no país, cerca de 50%, o que reduz as chances de tratamento e cura do tumor. O que pouca gente sabe é que, se a doença for diagnosticada precocemente, pode ter cura em até 100% dos casos.
A capital potiguar vai lembrar o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma com ação que valoriza o sentido mais afetado pela doença: a visão. Durante dez minutos, no dia 18 de setembro, todos os prédios públicos do município terão suas luzes apagadas simultaneamente.
Programação Setembro Dourado
Ação com palestra educativa nas Unidades Básicas de Saúde em distritos de saúde de Natal:
21/09 Alecrim
23/09 Oeste
28/09 Bela Vista
25/09 Passeio ciclístico com saída da Casa Durval Paiva, GACC, Policlínica/LIGA e Hospital Infantil Varela Santiago e concentração no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte; encerramento no Parque da Cidade a partir das 8h com várias atividades, como oficina de origami, aulão de zumba e apresentações de corais.
Saiba mais em: http://www.setembrodourado.org.br/
Deixe seu comentário