Apresentação

Temos uma equipe multidisciplinar especializada na sua saúde. Trabalhamos no tratamento e prevenção do câncer e na produção de conhecimento, ensino e formação profissional.

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1949 na cidade de Natal/RN. Tem como maior desafio conjugar atenção oncológica de alto padrão com elevada acessibilidade, principalmente através do SUS.

Reconhecida pelo Ministério da Saúde como CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), a Liga presta uma ampla gama de serviços, desde consultas médicas até modernas técnicas de radioterapia.

Características marcantes da instituição são o acolhimento e a atenção multidisciplinar. Há um arraigado entendimento de que a atenção ao paciente deve ser total, por isso há todo um conjunto de ações para que o paciente se sinta bem recebido, além de receber o melhor tratamento médico possível. Psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, odontólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas garantem uma atenção completa.

Prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos são os pilares do trabalho da Liga. A instituição possui 3 unidades em Natal e uma em Caicó que oferecem a toda população mais do que atenção oncológica, oferecem esperança e fé na vida.

Outro destaque da instituição é seu núcleo de ensino e pesquisa. Maior formador de profissionais especializados em oncologia no estado, oferece residências médicas e multidisciplinares, pós graduação, estágios e cursos de capacitação em várias áreas da saúde e correlatas. Na área de pesquisa clínica, a instituição tem destaque internacional, participando de vários projetos importantes no desenvolvimento de novas alternativas de tratamento do câncer.

Histórico

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer foi fundada, em 17 de julho de 1949, por iniciativa de um grupo de profissionais da área de saúde. Sua primeira sede foi instalada em uma antiga casa de recolhimento que, em 1961, passou a se chamar Hospital Dr. Luiz Antônio, em homenagem a um dos fundadores da instituição.

Inicialmente, o principal objetivo da Liga era oferecer tratamento e hospitalização. Na época, devido à falta de equipamentos e de profissionais especializados, as possibilidades de cura eram muito restritas. No entanto, ainda assim, era realizado um trabalho efetivamente diferenciado por médicos, enfermeiros e voluntários que, em meio as adversidades, tinham a árdua missão de levar mais qualidade de vida aos pacientes.

Em 1970, o primeiro médico especializado em oncologia do RN, Dr. Aluísio Bezerra de Oliveira, passou a atuar na instituição, marcando um período de muitas mudanças positivas na Liga Contra o Câncer. Em 1979, foi adquirida a primeira bomba de cobalto, peça fundamental no tratamento radioterápico. O primeiro acelerador linear chegou apenas oito anos depois, após uma campanha intensa promovida junto ao empresariado potiguar e o Governo do Estado.

Diante da necessidade de se implantar um programa continuado de ensino e pesquisa que contribuísse para trazer avanços para o tratamento oncológico no RN, em 1989 foi fundado o Departamento de Ensino, Pesquisa e Educação Comunitária, o DEPECOM. O sucesso da iniciativa foi tanto que virou uma unidade de negócios nova, o núcleo de Ensino e Pesquisa da Liga, destaque absoluto na área.

No mesmo ano, com o auxílio do Governo Federal, foram iniciadas as obras do então Hospital do Câncer, que teve suas obras interrompidas poucos meses depois de seu início.

O projeto foi retomado apenas dez anos depois, com a ajuda do governo estadual. Em 2001, o Centro Avançado de Oncologia, o CECAN, é inaugurado, com estrutura completa de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, o que fez com que a Liga se consolidasse como uma das melhores estruturas de tratamento de câncer no Nordeste.

Dois meses após a inauguração de sua segunda unidade, a Liga recebeu por meio de doação um dos maiores e mais tradicionais hospitais da cidade, a Policlínica. Em 2002, após algumas reformas, o hospital foi reinaugurado e passou a integrar a estrutura de atendimento da Liga Contra o Câncer.

Em 2006 a Liga chegou a Caicó com a Unidade de Oncologia do Seridó, em parceria com o Governo do Estado. Com a assunção do prédio onde funcionou a antiga maternidade Mãe Quininha, contudo, foi montado e inaugurado em 2011 o Hospital de Oncologia do Seridó.

O ensino e a pesquisa também têm obtido papel de relevante destaque na instituição, por meio de um trabalho sólido e de resultados. Dentre os projetos para o futuro, está a construção do novo Hospital de Oncologia de Natal, um empreendimento ousado e de enorme benefício para toda a sociedade.

Missão

Prestar assistência em saúde, gerar e difundir conhecimento, priorizando a oncologia, com competência e filantropia.

Visão de Futuro

Ampliar, com sustentabilidade, o acesso a um tratamento oncológico efetivo, inspirando a sociedade e valorizando a experiência humana.

Valores

Respeito ao ser humano, honestidade, compromisso com o fazer bem feito, disposição em acolher, servir e ensinar.

Causa

Combater o câncer transformando vidas.