Julho Verde: Liga realiza ações no Seridó com capacitação e triagens do câncer de cabeça e pescoço

Julho Verde: Liga realiza ações no Seridó com capacitação e triagens do câncer de cabeça e pescoço

Capacitação e promoção à saúde 💚

O mês de julho é dedicado à conscientização e combate do câncer de cabeça e pescoço, doença que deve registrar 800 novos casos no Rio Grande do Norte em 2025, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Durante o Julho Verde, a Liga Contra o Câncer realiza ações de promoção à saúde e diagnóstico precoce com treinamentos e triagens.

A campanha foi aberta na última sexta-feira (11), em Caicó, com capacitação de profissionais da atenção básica de saúde e atendimentos realizados em parceria com o município. Ao todo, 70 pessoas participaram do treinamento e foram realizados 71 atendimentos de triagens com objetivo de diagnosticar a doença de forma precoce.

De acordo com o médico Edilson Pinto, cirurgião de cabeça e pescoço da Liga Contra o Câncer, sintomas como rouquidão, dificuldade de engolir, dor de garganta e ferida que não cicatriza podem ser sintomas da doença. Entre os principais fatores de risco estão o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.

Carla Afonso, fonoaudióloga da Liga, explica que a probabilidade de cura é alta quando o câncer é diagnosticado de forma precoce. “Num câncer em estágio inicial, temos 90% de chances de cura e menos perda de função”, explica.

Ação em Currais Novos

Em Currais Novos, a ação vai acontecer na sede do Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó (CDES) com capacitação para estudantes e profissionais que atuam na assistência em saúde no dia 23/07, das 8h às 10h. A partir das 11h acontecem os atendimentos a pacientes previamente encaminhados para avaliação de especialistas em cabeça e pescoço.

Deixe seu comentário