Setor de Mastologia publica artigo científico internacional

Setor de Mastologia publica artigo científico internacional

O setor de Mastologia da Liga Contra o Câncer publica mais um artigo científico internacional de grande impacto para a comunidade acadêmica sobre linfonodo sentinela no câncer de mama, desta vez no periódico Surgical Oncology. A Dra. Diana Taissa orientou a Dra. Macerly Layse durante os 2 anos do Programa de Residência Médica em Mastologia na Liga, com o apoio do coorientador Dr Fábio Medeiros. O fruto foi a publicação intitulada “Prevalence of extracapsular extension in metastatic sentinel lymph nodes in breast cancer”.

Com o avanço da medicina, o tratamento do câncer de mama evolui da maior radicalidade possível ao menor tratamento adequado, personalizado, menos mórbido e com maior chance de cura. Há poucos anos passou-se a não realizar o esvaziamento axilar em determinado grupo de pacientes mesmo com um a dois linfonodos sentinelas comprometidos. Porém, a presença de extensão extracapsular nesses linfonodos não nos permitia a preservação da axila pelo risco de um tratamento oncológico não efetivo podendo haver doença residual não controlável com tratamento adjuvante.
O estudo em questão mostra que pacientes com câncer de mama submetidos a biópsia de linfonodo sentinela, onde se observa extensão extracapsular acima de 2mm, estão associados a um maior comprometimento de outros linfonodos axilares não-sentinelas em comparação com pacientes com linfonodo sentinela sem extensão extracapsular ou com extensão igual ou menor que 2mm. Este é um importante achado para decisão da abordagem axilar, poupando um grupo de pacientes do esvaziamento axilar desnecessário e, consequentemente, reduzindo importantes morbidades inerentes ao procedimento.

Link do artigo: AQUI

Notícia Anterior

Próxima Notícia

Deixe seu comentário