Outubro Rosa no Seridó: Liga leva capacitações, diagnóstico e assistência à população

Neste mês, a campanha de #OutubroRosa, de conscientização sobre o câncer de mama, levou uma série de ações da Liga Contra o Câncer às cidades de Caicó e Currais Novos, no Seridó potiguar. A iniciativa teve como foco promover capacitação para profissionais de saúde, oferecer assistência à população e fortalecer o diagnóstico precoce.
Capacitação em Caicó 👩🏻⚕️
No dia 15 de outubro, a Liga promoveu capacitações para profissionais da rede básica de saúde em Caicó. O objetivo foi preparar esses profissionais para reconhecer sinais de alerta e orientar as pacientes sobre exames e encaminhamentos adequados.
Durante as ações, a população teve acesso a triagens, exames clínicos de mama e orientações sobre prevenção. As atividades contaram também com palestras e distribuição de materiais informativos, aproximando o cuidado oncológico das comunidades do interior do estado.

Capacitação em Currais Novos 📚
No dia seguinte, 16 de Outubro, as ações seguiram em Currais Novos, os profissionais levaram aos alunos um momento de reflexão, aprendizagem e trocas multidisciplinares para ajudar a região a identificar casos de câncer de mama o mais precoce possível.
Além disso, foi orientado o fluxo correto do paciente com suspeita da doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para direcionar o rastreio e tratamento na instituição.
Campanha de conscientização 🎀
O Outubro Rosa é uma campanha internacional de prevenção e combate ao câncer de mama e todos os anos a Liga participa ativamente da campanha, reforçando a importância do cuidado com a saúde feminina e do diagnóstico precoce.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e o que mais causa mortes por câncer nessa população. O diagnóstico precoce e o acompanhamento médico são fundamentais para aumentar as chances de cura e reduzir os impactos da doença.
Iniciativas como essa, reforçam o compromisso da Liga Contra o Câncer com a promoção da saúde, o acolhimento e o cuidado integral das mulheres potiguares.

Deixe seu comentário