Novembro Azul: Liga promove capacitações no Seridó

Novembro Azul: Liga promove capacitações no Seridó

Entre os dias 25 e 26 de novembro, a Liga promoveu capacitações no Seridó em alusão ao #NovembroAzul, campanha de conscientização ao Câncer de Próstata. O evento atingiu cerca de 146 pessoas e teve como foco promover capacitação para profissionais de saúde, oferecer assistência à população e fortalecer o diagnóstico precoce.

 

Caicó

Em 25 de Novembro, a ação teve início no município de Caicó, na Escola Multicampi de Medicina da UFRN. Mobilizando 46 pessoas, a capacitação buscou instruir os profissionais a saberem como atender um paciente com câncer de próstata, desde o encaminhamento à Liga até o tratamento adequado.


“Trouxemos profissionais da atenção básica da área da saúde e estudantes para discutir sobre prevenção, diagnóstico precoce e o acesso desses pacientes a um centro especializado, em como encaminhar esse paciente e sua jornada de tratamento e diagnóstico pode ser iniciada e finalizada” É o que diz Ladyson Barros, gerente administrativo do HOS.

Currais Novos
Dando continuidade nas ações, foi a vez de Currais Novos ser atendida. As palestras seguiram a mesma linha de Caicó, com foco na importância do diagnóstico precoce e na desmistificação da doença, quebrando tabus muito constantes na população.

“Esse evento é de suma importância para quem é estudante saber como encaminhar o paciente e saber passar as informações mais atualizadas” Leonara Caetano, acadêmica em enfermagem.

 

Campanha de Conscientização

No Novembro Azul, fala-se sobre Câncer de Próstata, tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos e que atinge cerca de 72 mil casos novos todos os anos.

Algumas das condições que mais incidem a doença  são: Idade acima de 50 anos, histórico familiar anterior, raça (homens negros tem mais incidência a desenvolverem o câncer), dietas hipercalóricas e obesidade.

Para prevenção e cuidado, é crucial o diagnóstico precoce, feito através de métodos como toque retal, ultrassonografia da próstata e checagem do PSA (Antígeno prostático específico), feito por um exame de sangue. O diagnóstico precoce salva vidas! Aumentando em até 95% a chance de cura do paciente.

 

Notícia Anterior

Próxima Notícia

Deixe seu comentário