Liga participa de sessão especial no Senado em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

Liga participa de sessão especial no Senado em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

Uma sessão especial do Senado Federal comemorou o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, celebrado no último dia 8 de abril. A solenidade, de iniciativa do senador da bancada potiguar Styvenson Valentim, aconteceu nesta sexta-feira (14) e contou com a presença do presidente da Liga Contra o Câncer, Aldo da Cunha Medeiros, do coordenador executivo Luciano Luiz, de pacientes oncológicos, familiares, voluntários, associações e profissionais da saúde.

O parlamentar destacou que chamar atenção para a doença reforça a importância para prevenção e diagnóstico precoce da doença. “Como falar sobre a dor que sentimos quando perdemos alguém? Acredito que podemos chegar antes da partida, com a prevenção, a profilaxia”, disse o senador, que relembrou que sua mãe recebeu o diagnóstico e foi paciente da instituição.

Em sua fala, o presidente da Liga, Aldo da Cunha Medeiros ressaltou que os números da doença crescem ano a ano. “O câncer é a segunda maior causa de morte do planeta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, foram 10 milhões de casos só em 2020. Segundo a União Internacional de Combate ao Câncer, investir U$ 12 bilhões em estratégias de prevenção pode gerar uma economia de U$ 100 bilhões que seriam gastos com tratamentos”, enfatizou.

O coordenador executivo da Liga, Luciano Luiz, relatou o trabalho e a história da instituição. “Hoje nós somos o terceiro centro em número de cirurgias oncológicas pelo SUS no país, mas o nosso maior orgulho é garantir a mesma qualidade de atendimento aos pacientes da saúde pública e suplementar. Temos 74 anos, começamos com 25 funcionários e hoje temos 2.500, atendemos todos os municípios do RN e 60% da oncologia no SUS está sob nossa responsabilidade”, comemorou.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer até 2025. “Os dados bastam para entender a campanha promovida pela UICC com apoio da OMS para aumentar a conscientização da população em geral e influenciar governos para que se mobilizem contra a doença. Senador, o senhor mobilizou-se, assumiu a causa e está nos ajudando”, agradeceu o presidente Aldo da Cunha Medeiros. Ele ainda destacou que a emenda de R$ 15 milhões destinada pela bancada federal, por indicação do senador Styvenson Valentim, está possibilitando a construção do Centro de Diagnóstico e Ensino na cidade de Currais Novos.

Notícia Anterior

Próxima Notícia

Deixe seu comentário