Liga Contra o Câncer e UERN oferecem pós-graduação em enfermagem oncológica

Liga Contra o Câncer e UERN oferecem pós-graduação em enfermagem oncológica

O Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga Contra o Câncer, em convênio com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN irá ofertar a partir da próxima quarta-feira, 40 vagas para curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Enfermagem Oncológica. A previsão é de que a primeira turma já inicie no dia 12 de março.
 
Com carga horária de 485h/aulas e o diferencial de dedicar 80 horas a atividades práticas – que contribuirão para que o acadêmico tenha a oportunidade de aprimorar as habilidades técnico-científicas construídas durante a teoria -, o curso oferecerá ferramentas para a aquisição de conhecimento na assistência de enfermagem ao paciente com câncer, com foco nas áreas prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das principais neoplasias, considerando o perfil epidemiológico da população brasileira.
 
As aulas serão ministradas por professores mestres e doutores e o curso é voltado para profissionais da área de enfermagem com graduação reconhecida pelo MEC, com aulas teóricas uma vez ao mês acontecendo no Campus da UERN, em Mossoró, e aulas práticas presenciais na Liga Contra o Câncer, em Natal.
 
“O Enfermeiro Especialista em Oncologia pode atuar em todos os níveis de assistência à saúde, oferecendo assistência especializada aos indivíduos e famílias com câncer, assim como também no ensino e pesquisa da enfermagem oncológica”, afirma o diretor do Instituto, Edilmar de Moura Santos.
 
Dada a elevação das estatísticas mundiais de mortalidade de câncer, são necessários novos conhecimentos e práticas que acompanhem a demanda crescente de mão de obra especializada na área de oncologia. Para a coordenadora do curso, Kalídia de Lima Costa, a especialização objetiva suprir a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados na área, fornecendo embasamento teórico-prático na oncologia. “O curso irá habilitar o enfermeiro oncologista para promover uma assistência integral e de qualidade ao paciente com câncer e sua família, atuando com competência, em conjunto com uma equipe multidisciplinar desde a prevenção até o tratamento em todas as fases da doença”.
 
Metodologia
 
O processo metodológico atende à proposta didático-pedagógica que aponta para uma aprendizagem ativa e colaborativa, com estímulo à interação entre fundamentos teóricos e práticos. O curso terá aulas expositivas, discussões, leitura crítica de textos, com estudos de caso e pesquisas de campo, bem como aulas práticas, seminários e palestras.
 
A prática contemplará a experiência no estágio observacional supervisionado diante da estrutura e qualidade dos serviços da Liga, proporcionando experiência em situações reais de trabalho, conhecimento de rotinas e técnicas de atendimento.
 
Sobre o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga
 
Dada a importância do ensino e pesquisa e a fim de garantir a sua missão, a Liga, desde sua concepção, atua como agente formador dos profissionais de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. Em 1989 fundou o Departamento de Ensino, Pesquisa e Educação Comunitária (DEPECOM).
 
Em 2020, consolidou-se o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da LIGA (IEPI-LIGA), que possui convênio com diversas Instituições de Ensino Superior com ênfase ainda maior na oferta de cursos de formação e práticas curriculares em saúde, sobretudo nas áreas de abrangência da Oncologia.
 
Atualmente dispõe de cursos de Residência Médica cedidas pelo Ministério da Educação, por meio do sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), nas áreas de Mastologia, Radioterapia, Cancerologia Clínica, Cancerologia Pediátrica e Cancerologia Cirúrgica; de Residência Multiprofissional em Saúde por meio da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Farmácia. Possui ainda Pós-graduação Lato sensu na área de Enfermagem Oncológica. O Ensino na LIGA fomenta diversos cursos de capacitação, práticas hospitalares, simpósios e jornadas, além do congresso científico que atualiza bianualmente os profissionais da área de Oncologia.
 
Serviço:
 
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem Oncológica
 
Período de inscrições: de 20 de janeiro a 23 de fevereiro de 2021
 
Início das aulas: 12 de março de 2021
 
Carga Horária: 485h/aulas
 
Local: Aulas teóricas: Faculdade de Enfermagem da UERN – Mossoró / Aulas práticas: Liga Contra o Câncer – Natal
 
Inscrições: https://instituto.ligacontraocancer.com.br/.
 
Mais informações: (84) 4009-5567

Notícia Anterior

Próxima Notícia

Deixe seu comentário