Liga adquire microscópio cirúrgico de alta tecnologia

Liga adquire microscópio cirúrgico de alta tecnologia

Permitir movimentos mais precisos e menos invasivos em cirurgias neurológicas, especialmente em tumores do sistema nervoso central. Esse é um dos benefícios proporcionados pela nova aquisição da Liga Contra o Câncer, o microscópio Pentero, da marca alemã Zeiss. Através de um investimento superior a um milhão e meio de reais, o equipamento de alta tecnologia, considerado o mais moderno da categoria, chega para complementar e elevar o padrão de excelência do parque tecnológico da instituição. Trata-se do primeiro modelo em nosso Estado e um dos poucos em operação no Norte-Nordeste.

O microscópio trará benefícios significativos para os pacientes que precisam passar por cirurgias, auxiliando no tratamento de tumores e aneurismas cerebrais, muitas vezes invisíveis aos olhos humanos. O equipamento permite uma identificação excepcionalmente precisa dos tecidos tumorais malignos e sua extração, preservando o tecido cerebral normal e de vasos sanguíneos próximos à área atingida, diminuindo a chance de a cirurgia deixar sequelas.

O coordenador do serviço de neurocirurgia da Liga, Emerson Oliveira, e o neurocirurgião, Diogo Menezes, ressaltam que o microscópio cirúrgico Pentero é um dos mais completos e avançados do mundo. Além disso, possibilita a execução em alta qualidade de imagem e precisão, maximizando os resultados em procedimentos neurocirúrgicos para quaisquer tipos de câncer no cérebro, coluna e nervos, bem como em cirurgias não neurológicas tais como oftalmológicas, otorrinolaringológicas, cirurgia de cabeça e pescoço e cirurgia plástica reconstrutiva.

O equipamento já está instalado e entrará em pleno funcionamento ainda esta semana, com procedimentos cirúrgicos já agendados para a sexta-feira, 27. O microscópio Pentero é um dos primeiros destinado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Nordeste. O aparelho também estará disponível para os pacientes da saúde suplementar.

A aquisição do Microscópio Zeiss Pentero pela Liga significa um salto de segurança, rapidez e inovação da técnica cirúrgica para os pacientes. “Os resultados das cirurgias neurológicas serão ainda melhores com este modelo de microscópio, por proporcionar maior segurança aos pacientes e mais recursos aos profissionais nas microneurocirurgias de tumores, aneurismas intracranianos e na coluna vertebral. Serão procedimentos mais ágeis com uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida”, destaca Diogo Menezes.

Reconhecida pela democratização do acesso à oncologia de ponta, a Liga é referência não apenas em procedimentos de alta complexidade, mas também pela sua excelência no campo do diagnóstico por imagem, possuindo um dos mais avançados centros de diagnóstico por imagem do Nordeste; e pela sua atuação no setor acadêmico e de pesquisa clínica, com reconhecimento nacional e internacional já há alguns anos. “Esse investimento fortalece a posição da Liga como instituição de referência em cirurgias neurológicas não apenas no Nordeste, mas também em âmbito nacional, refletindo o empenho da instituição em oferecer um atendimento de excelência para toda a população”, afirma o coordenador Médico da Liga, Arthur Vilarim.

Notícia Anterior

Próxima Notícia

Deixe seu comentário