Histórias que inspiram. Conheça as pessoas que dão vida aos nossos cartões de Natal

Histórias que inspiram. Conheça as pessoas que dão vida aos nossos cartões de Natal

Maria Luiza Agripino Barbosa, 13 anos, foi diagnosticada na Liga Contra o Câncer com agressivo linfoma não Hodgkin (tipo de câncer que se origina nas células do sistema linfático). A paciente recebeu o diagnóstico após várias consultas com diversos profissionais, até ser encaminhada à Liga para atestar a suspeita. Apesar da surpresa com a doença e o medo por ela acarretado, Maria Luiza diz ter conseguido se tranquilizar a partir da positividade dos profissionais que a recebiam naquele momento. Ela fez seis meses de quimioterapia, durante os quais se sentiu bastante apoiada e acolhida pelo corpo médico da Liga. Quando questionada sobre o que marcou seu período na Liga e o que diria às pessoas em situações semelhantes, Maria Luiza dispara: “Eu aprendi muito a diminuir a minha fala, pensar mais nos outros, não me deixar levar pelas emoções, ser mais tranquila. Queria dizer às pessoas que estão em tratamento para não se deixarem levar pela agonia ou desespero. Confiem em Deus que, assim como eu, vocês também conseguirão vencer, ter a sua vida normal de volta e tudo será maravilha de Deus”.

Bruna Lorena Alves Coelho, 28 anos, foi aluna da primeira turma da pós em Enfermagem em Oncologia e do curso de férias em 2019.1 da Escola de Oncologia da Liga Contra o Câncer. “Procurei a Liga por ser uma instituição referência no tratamento do câncer e por saber que lá eu teria uma visão multiprofissional do manejo com esses pacientes.”, diz Bruna. Dividida entre encontros sobre teoria e práticas observacionais, a pós-graduação oferece elevada estrutura física e profissional aos seus alunos. O corpo docente possui alta capacitação em suas respectivas áreas e transmite em completude o conteúdo ministrado em suas aulas. “O saber adquirido na pós me proporcionou um maior raciocínio crítico e olhar mais sensível para detectar sinais de alerta para o câncer no meu serviço. Só parabenizo a Liga Contra o Câncer por conseguir um corpo profissional tão dedicado”, finaliza a enfermeira.

D. Ivonete Bezerra da Cruz, 54 anos, foi diagnosticada com câncer de mama e linfonodos na axila em julho de 2018. O diagnóstico foi realizado na Liga Contra o Câncer, onde menciona ter encontrado acolhimento, carinho e segurança. Ainda em tratamento, D. Ivonete realizou procedimento cirúrgico, além de ter sido submetida a dezesseis sessões de quimioterapia e vinte e oito sessões de radioterapia. Apesar do desafio acarretado pela doença, ela demonstra força e gratidão. “Sou apaixonada pela Liga. Quando estiver liberada, serei voluntária da Liga, se Deus quiser. É algo que não acreditamos, só mesmo quando estamos aí dentro. A Liga é tudo de bom.”, diz D. Ivonete. Ela e a irmã descobriram a doença praticamente ao mesmo tempo (câncer de mama e tireoide, respectivamente). Sua oncologista, Dra. Karla Emerenciano, foi fundamental para mantê-las firmes durante o processo. “A Liga é a força, o apoio de todos foi e é muito importante. É mesmo o melhor. Sempre.”, finaliza.

Notícia Anterior

Próxima Notícia

Deixe seu comentário