Entre na luta contra o câncer de próstata

Entre na luta contra o câncer de próstata

Confira abaixo as perguntas mais frequentes sobre o câncer de próstata:

1. O que é a próstata?
É uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. É um órgão muito pequeno, com cerca de 25 a 30 gramas, e que se parece com uma castanha.

2. O que é câncer de próstata?
Ocorre quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Quando há presença de câncer, a próstata fica mais endurecida e a doença é facilmente descoberta no exame de toque retal.

3. Para detectar o câncer, posso somente fazer o exame de sangue denominado PSA?
Não, o teste de PSA não substitui o toque retal. Os exames se complementam. É preciso vencer o preconceito contra o exame de toque, que é rápido e não provoca dores.

4. Se houver casos de doença na família, corro risco de desenvolver a doença?
Sim, a história familiar de parentes de primeiro grau com câncer de próstata antes dos 60 anos de idade é um fator importante, podendo aumentar o risco de 2 até 10 vezes em relação à população em geral.

5. O câncer de próstata pode se espalhar para outros órgãos?
Sim, se ele for detectado tardiamente, a chance de metástase, ou seja, de se espalhar pelo corpo é grande.

6. A doença pode ser prevenida?
Não, porém manter uma alimentação saudável, não fumar, praticar exercícios físicos e visitar um urologista regularmente ajuda na melhoria da saúde em geral e pode colaborar no diagnóstico precoce deste câncer.

7. Como é o tratamento do câncer de próstata? 
Se detectado logo no início, as chances de cura são muito grandes. O procedimento mais usado é a cirurgia radical (convencional, laparoscópica ou robótica) ou com a radioterapia. Mesmo que o câncer esteja em fase avançada também existe tratamento (homonioterapia, quimioterapia, entre outros) que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Homens a partir dos 50 anos ou dos 45 anos se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista.

Deixe seu comentário