Cirurgião Oncológico da Liga publica artigo em periódico internacional sobre nova estratégia terapêutica para câncer colorretal agressivo

Cirurgião Oncológico da Liga publica artigo em periódico internacional sobre nova estratégia terapêutica para câncer colorretal agressivo

O cirurgião oncológico da LIGA, Dr. George Lira, desenvolve estudo internacional com colaboração de pesquisadores holandeses.

O estudo conduzido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob orientação do Professor Doutor Raimundo Fernandes de Araújo Júnior, investigou se a interação entre macrófagos associados a tumores (TAMs) e as células de câncer colorretal poderiam ser reguladas negativamente por nanopartículas (NPs) carregadas com ácido retinóico (RA) revestidas com colesterol (CHO), em combinação com um anti-PD-L1 (Inibidor do checkpoint imunológico).

Intitulado: “Retinoic acid-loaded PLGA nanocarriers targeting cell cholesterol potentialize the antitumour effect of PD-L1 antibody by preventing epithelial-mesenchymal transition mediated by M2-TAM in colorectal cancer”, o estudo propõe uma nova estratégia terapêutica para câncer colorretal agressivo, usando nanopartículas de PLGA (ácido láctico-co-glicólico) revestidas com colesterol carregadas com ácido retinóico combinadas com anti-PD-L1, que, de acordo com os resultados, mostrou um potente efeito imunomodulador.

O médico Dr. George Lira, discente do Doutorado em Ciências da Saúde da UFRN, afirma, nesta pesquisa, que a interrupção da imunossupressão mediada por NPs entre o sistema imune e o câncer reduz a metástase.

Além disso, os demais pesquisadores relatam que os resultados do referido artigo e em outros artigos do grupo tem sido responsáveis pelos objetivos do atual projeto em desenvolvimento no Centro Medico da Universidade de Leiden (LUMC, Holanda) em cooperação com o Laboratório de Investigação do Câncer e da Inflamação (LAICI) da UFRN coordenado pelo prof. Raimundo Fernandes de Araújo Junior na área de nanovacinas como novas estratégias imunoterapêuticas para combater o câncer colorretal agressivo.

O artigo encontra-se indexado ao Pubmed. Para lê-lo na íntegra: AQUI

#saúde #cancercolorretal #oncologia #medicina #cancer

Notícia Anterior

Próxima Notícia

Deixe seu comentário