Central de materiais e esterilização: segurança contra a contaminação dos Produtos para Saúde (PPS)

Central de materiais e esterilização: segurança contra a contaminação dos Produtos para Saúde (PPS)

A Central de Materiais e Esterilização (CME) não lida diretamente com o paciente, mas contribui significativamente para a sua segurança e a dos profissionais da Liga, uma vez que que é setor responsável por processar e assegurar que os produtos para saúde (PPS) cheguem livres de contaminação.

“É na CME onde tudo começa e termina, pois seguimos um fluxo contínuo de processamento compreendido entre o recebimento e distribuição. Somos uma verdadeira linha de produção”, afirma Monalisa Santana, coordenadora da CME da Policlínica.

Todos os produtos para saúde que chegam contaminados passam por rigorosa limpeza e inspeção, desinfecção e/ou esterilização, para que estes sejam distribuídos nas unidades assistenciais, sobretudo Centro Cirúrgico, além da UTI e demais unidades. Além disso, um padrão de boas práticas é seguido rigorosamente, onde todas as atividades são testadas e desafiadas a partir de monitores físicos, químicos e biológicos para assegurar todos os processos pelos quais os PPS passam.

Notícia Anterior

Próxima Notícia

Deixe seu comentário