Pesquisa com participação da Liga Contra o Câncer é publicada no The Lancet

Pesquisa com participação da Liga Contra o Câncer é publicada no The Lancet

A Dra. Andrea Juliana Gomes, pesquisadora e coordenadora médica do Centro de Pesquisa Clínica da Liga Contra o Câncer, acaba de publicar, em parceria com outros Centros de Pesquisa, os resultados do estudo clínico randomizado de fase 3.

O protocolo intitulado “Pembrolizumabe ou placebo com quimiorradioterapia seguido de pembrolizumabe ou placebo para recém-diagnosticados, câncer cervical localmente avançado de alto risco (ENGOT-cx11/GOG-3047/KEYNOTE-A18): um estudo randomizado, duplo-cego, ensaio clínico de fase 3”, foi publicado no renomado periódico The Lancet e conduzido com a participação do Centro de Pesquisa Clínica da Liga.

O periódico possui fator de impacto de 168,9 (2022 Journal Citation Reports ®, Clarivate 2023) e ocupa o primeiro lugar entre 167 revistas de medicina geral e interna em todo o mundo, e um Scopus CiteScore de 133,2 — ocupando o segundo lugar entre 830 revistas de medicina geral.

Neste estudo de fase 3, foi avaliado a eficácia e segurança da adição de pembrolizumabe à quimiorradioterapia no câncer cervical localmente avançado, chegando à conclusão de que Pembrolizumabe mais quimiorradioterapia melhoraram significativamente a sobrevida livre de progressão em pacientes com câncer cervical localmente avançado, de alto risco e recém-diagnosticado.

“O estudo traz um importante ganho de sobrevida global para essa população de pacientes, principalmente quando se pensa em Nordeste, onde este tumor é altamente incidente. O desafio agora é incorporar a nova tecnologia para a prática clínica”, destaca Dra. Andrea Juliana.

O estudo aprovado pelo Comitê de Ética, atendeu a todos os requisitos regulatórios, bem como, os princípios éticos delineados na Declaração de Helsinque e da Conferência Internacional sobre Harmonização e as Diretrizes para Boas Práticas Clínicas. Pacientes ou seus representantes legais forneceram seu consentimento informado por escrito para participar do estudo.

Para acessar o artigo completo, basta clicar no link:  https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(24)00317-9/abstract

Notícia Anterior

Próxima Notícia

Deixe seu comentário