Ação de Março Azul Marinho para combate ao câncer colorretal no Partage Shopping

Ação de Março Azul Marinho para combate ao câncer colorretal no Partage Shopping

Nos dias 14 e 15/03, a equipe de especialistas da Liga Contra o Câncer realizou no Partage Norte Shopping um evento dentro da campanha de Março Azul Marinho, para conscientização e prevenção do câncer colorretal, ou câncer de intestino.

A ação aconteceu de 14h às 20h nos dois dias. Na sexta-feira, foram iniciados os agendamentos das consultas que aconteceriam no dia seguinte. O objetivo da ação era realizar triagens com médicos especialistas, podendo, quando necessário, encaminhar os pacientes a realizar os exames de colonoscopia ou pesquisa de sangue oculto nas fezes.

O estande também contou com barraca de frutas e instruções da equipe de nutricionistas da Liga para orientar os passantes sobre a prevenção do câncer de intestino, através da alimentação. Além disso, o DNA Center esteve presente realizando aferição de pressão e índice glicêmico dos pacientes agendados. Na via da conscientização, contamos com a participação da EVIS, oferecendo uma experiência de imersão virtual no intestino.

Ao todo, realizamos 80 agendamentos para as triagens, atendendo 67 pacientes pelos especialistas. Destes, 56 colonoscopias foram encaminhadas e agendadas gratuitamente na Liga para serem realizadas em até 3 meses.

Agradecemos aos nossos parceiros que possibilitaram essa ação acontecer: Partage Norte Shopping, Laboratório DNA Center, F. Rocha Eventos, D’Anjour, RN Bottoms, Olimpo Recepções e Sherwin Williams!

Câncer colorretal

O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil, porém, as chances de cura são grandes quando o paciente é diagnosticado precocemente.

Os principais fatores de risco do câncer colorretal que precisam chamar atenção são: sedentarismo, obesidade, alimentação pobre em fibras, tabagismo, consumo de bebida alcoólica, ingestão excessiva de embutidos e carnes vermelhas, além do histórico familiar da doença.

O principal caminho para o diagnóstico desse câncer é o exame de colonoscopia. “Esse deve ser entendido como um exame de rastreio, ou seja, de prevenção do câncer colorretal. É um exame indolor, o paciente está sedado. E quando se detectam lesões precoces, conseguimos muitas vezes retirar durante o próprio procedimento. […] 90% dos casos do câncer colorretal têm cura, por isso a importância de um diagnóstico precoce.”, alerta a médica endoscopista, Cintia Latorre.

Previna-se e inicie o rastreio a partir dos 45 anos de idade. Em casos de histórico de câncer na família, o rastreio deve iniciar aos 35 anos.

📲 Confira um pouco da ação realizada no Partage Shopping, clicando aqui.

📌 Agende o seu exame de diagnóstico em uma de nossas unidades pelo Whatsapp: 4009-5601.

Deixe seu comentário