Equipe Multidisciplinar

Equipe Multidisciplinar

Apresentação

A atenção oncológica de excelência vai muito além do simples binômio diagnóstico – tratamento. É necessário oferecer suporte completo para os pacientes.  A Liga Contra o Câncer mantém um corpo de profissionais de diversas áreas, como enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social, a denominada equipe multidisciplinar.

Esse time é responsável por acompanhar os pacientes nas diversas fases do tratamento e oferecer toda a atenção necessária para o enfrentamento do câncer, por meio de um trabalho interdisciplinar e holístico. Em outras palavras, unindo diferentes forças para se obter um único resultado: a recuperação.

FISIOTERAPIA

A fisioterapia no combate ao câncer visa promover a prevenção e a melhora da saúde do paciente atuando na repercussão da doença em todo o corpo; e não somente na área afetada pelo câncer. Ao longo do tratamento do câncer, o paciente pode apresentar complicações musculares, respiratórias, motoras e circulatórias.

Em razão disso, os cuidados fisioterapêuticos tornam-se cruciais na minimização das dores e na restauração da capacidade cinético-funcional do paciente. Assim, devolvendo sua autonomia para realizar tarefas básicas do dia a dia.

Saiba quais fisioterapeutas atendem nesta especialidade:

ANA PAULA SILVA DE ARAUJO

BRUNO DESSOLES MARQUES

JACKSON CLÁUDIO COSTA DE LIMA

JEFERSON MORAIS DE ALENCAR CRUZ

LETÍCIA PENHA BARBALHO

MYRZA MARIA PAIVA REVOREDO

FONOAUDIOLOGIA

Alguns tipos de câncer podem comprometer no paciente aspectos da fala, respiração, mastigação, deglutição, voz e linguagem.

Sabendo disso, a área de fonoaudiologia tem como objetivo atuar na prevenção e no restabelecimento dessas funções.

A intervenção fonoaudiológica no combate ao câncer pode ser dividida em 3 fases: pré-cirúrgica, pós-cirúrgica e fonoterapia.

O tratamento é indicado principalmente para os casos de câncer de cabeça e pescoço. No entanto, outros tipos de câncer, como de tórax e região abdominal também podem requisitar o atendimento da especialidade.

Saiba quais fonoaudiólogas atendem nesta especialidade:

CARLA AFONSO LIRA

JOSEMARY SANTOS DE AMORIM SINEDINO

MARIA ALICE RODRIGUES CAVALCANTI

NUTRIÇÃO CLÍNICA

As fases do tratamento contra o câncer (cirurgia, radioterapia e quimioterapia) podem levar à desnutrição protêico-calórica, alterações no peso e na resistência imunológica do paciente.

A nutrição clínica visa melhorar o aproveitamento dos nutrientes no decorrer do tratamento, aumentando a imunidade do paciente e a tolerância aos efeitos colaterais.

Saiba quais nutricionistas atendem nesta especialidade:

ALINE ALVES SOARES

AMANDA BATISTA RESENDE

AMANDA MUNAY DE ANDRADE PIMENTEL

CAMILA DE CARVALHO GOMES

GISLAINE TCHARLIANE CARDOSO PEREIRA

ISA LEANDRO SOARES

JEANE CRISTINA ALVES DE SOUZA

LIDIVÂNIA CLARICE DO NASCIMENTO

LUCIANA CÂMARA SILVA

MARIA AMÉLIA MARQUES DANTAS

MARIA KLARA DAMASCENO F. ALENCAR BARBALHO

MARÍLIA NELO DE OLIVEIRA

YASMIN GUERREIRO NAGASHIMA

ODONTOLOGIA

No combate ao câncer, o acompanhamento odontológico busca evitar a proliferação de bactérias na boca, o risco de infecção e auxiliar no controle da dor.

No processo de tratamento realizado através de radioterapia e quimioterapia, podem surgir alterações na cavidade oral como a xerostomia (falta de saliva), mucosite e cárie de radiação. Em alguns casos, essas alterações podem inclusive comprometer a continuidade do tratamento.

Por isso, a atenção odontológica é fundamental na prevenção dos riscos e na melhora da qualidade de vida do paciente.

Saiba quais dentistas atendem nesta especialidade:

MARIA DE LOURDES SILVA DE ARRUDA

ROBERTA CORREIA SALES

SUZANA SOARES DE SOUSA

PSICOLOGIA

A psicologia aplicada à oncologia, ou psico-oncologia, é uma especialidade que utiliza conhecimentos profissionais, educacionais e metodológicos provenientes da psicologia da saúde. É responsável pelo acompanhamento de pacientes e familiares visando desenvolver a conscientização, o enfrentamento e um novo olhar sobre o câncer.

A adaptação do paciente ao tratamento, suas expectativas, stress e ansiedade, também são avaliados pelos psicólogos visando oferecer ao paciente o equilíbrio ideal durante o tratamento do câncer.

Saiba quais psicólogas atendem nesta especialidade:

ALINE FRANCISCA DE OLIVEIRA MENEZES

ANA ÉLIDA MENEZES MAGALHÃES GONÇALVES

FLÁVIA ROBERTA DE ARAÚJO ALVES

HELOÍZA LEITE DE ARAÚJO

MARIA IZABEL DOS SANTOS BERNARDES AGUIAR

TÂMARA OLIVEIRA DE ARAÚJO

Outras especialidades

Ver todas

Cabeça e Pescoço

Cardiologia

Cirurgia Geral

Cirurgia Hepática