Perguntas Frequentes

Saiba um pouco mais sobre a natureza das atividades da Liga Contra o Câncer

O que é a Liga Contra o Câncer?

A Liga é uma instituição de saúde, sem fins econômicos, de caráter científico-social-filantrópico, com personalidade jurídica de direito privado, certificada pelo Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS. De acordo com a legislação vigente no Brasil, as instituições de saúde certificadas pelo órgão devem prestar, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de todos os seus serviços ao Sistema Único de Saúde. A Liga Contra o Câncer presta cerca de 65,5% de seu atendimento a pacientes provenientes do SUS.

A Liga Contra o Câncer atende somente o SUS?

Não. Além do Sistema Único de Saúde, a Liga presta seus serviços a convênios privados e pacientes particulares. No entanto, vale salientar que hospitais especializados em oncologia são considerados terciários, ou seja, o paciente deve recorrer inicialmente à rede básica de saúde, onde será previamente avaliado. Caso seja necessário, encaminhado à Liga.

Qual a missão da Liga?

Prestar assistência em saúde, priorizando a oncologia, com competência e filantropia.

Em outras palavras, a Liga Contra o Câncer, além de oferecer diagnóstico e tratamento, produz conhecimento - por meio do desenvolvimento de pesquisas e estudos - considerado fundamental para o aperfeiçoamento do tratamento oncológico oferecido à população.

A instituição também participa ativamente da formação de novos profissionais, por meio de programas de residência médica e de estágio, nas mais variadas especialidades e áreas de atuação.