Voz Do Amor

Grupo de Apoio ao paciente Laringectomizado Total




O Grupo A VOZ DO AMOR existe há 17 anos e é formado por pacientes que tiveram câncer de laringe e foram submetidos à Laringectomia total. Tem como objetivo a reabilitação vocal, através do desenvolvimento de uma nova forma de comunicação, favorecendo a qualidade de vida e reinserção social, sob a coordenação da Fonoaudióloga Maria Alice Cavalcanti e da Psicóloga Flávia Roberta Alves com apoio de toda Equipe Multidisciplinar do Hospital Dr. Luiz Antônio. O grupo acontece uma vez por mês (na segunda quarta-feira de cada mês), no horário das 08:00 às 10:00hs, no Auditório do Hospital Dr. Luis Antônio, na Av. Dr. Mário Negócio, 2267 - Bairro: Quintas - Natal/RN. 

A partir do desenvolvimento deste grupo, foi criado, em 06 de maio de 2015, o Coral Voz do Amor. Formado por 12 pacientes laringectomizados totais, o coral é coordenado pela Fonoaudióloga Maria Alice Cavalcanti da LIGA CONTRA O CÂNCER em parceria com os estudantes do curso de Fonoaudiologia e Músicos da UFRN, voluntários da comunidade e acadêmicos como psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta.  O objetivo do coral é a promoção da saúde, favorecendo uma melhor qualidade de vida, estimulando as relações sociais e interpessoais e incentivando o ato de se comunicar. Isso permite que o paciente se sinta útil em relação à possibilidade de cantar, contribuindo, assim, para inserção ou reinserção social do laringectomizado total.  As atividades são realizadas em forma de oficina de sensibilização dos pacientes e familiares para adesão ao coral, ficando estabelecido um cronograma de encontros semanais que envolverá a realização de workshop para aquisição de conhecimentos musicais básicos, definição de repertório, ensaios e apresentações públicas.  Os ensaios acontecem as terças-feiras, no Auditório no Hospital Dr. Luis Antônio no horário das 08:00 às 10:00hs.

Se você é um paciente submetido à laringectomia total, estando ou não em tratamento aqui na LIGA ou em outra instituição ou você é um pesquisador deste tema, está convidado a conhecer o trabalho de reabilitação realizado pela nossa equipe e assim poder compartilhar experiências com outros pacientes submetidos à mesma cirurgia. Esse convite estende-se a familiares e cuidadores desses pacientes.

 

Sua presença é muito importante!

Setor de Fonoaudiologia

Contato: (84) - 4009-5451 

E-mail: fono@liga.org.br